Dúvidas e Orientações

Dúvidas

Anestesia é o estado de ausência de dor durante uma operação, um exame diagnóstico ou um curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você ficará dormindo; já numa anestesia regional, você poderá ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência do caso. Em ambas situações, o Anestesiologista ou anestesista vigiará as funções de seus órgãos vitais, durante o tempo que se fizer necessário e providenciará que seu organismo reaja com segurança a um exame ou cirurgia.

Local: é utilizada para impedir a dor em locais específicos do corpo, além de ser superficial e atingir somente a pele, não os nervos, mantendo o paciente acordado. É usada em operações simples, Exemplo; sutura de um corte.

Geral: deixa o paciente sem nenhuma consciência e é recomendada em cirurgias no abdome, peito ou cérebro. Costuma ser utilizada em cirurgias longas e complexas. Os componentes de uma anestesia geral são a analgesia, hipnose, controle dos reflexos autonômicos e relaxamento muscular.

Regional (ou Bloqueio): ): tem como objetivo anestesiar apenas a região do corpo que será operada, podendo manter o paciente acordado ou não. Quando aplicadas na região da coluna espinhal, são chamadas de bloqueios do neuroeixo, e quando aplicadas em outras partes do corpo, são chamadas de bloqueios periféricos. Entre os bloqueios do neuroeixo estão:

  • Raquianestesia: sob seu efeito, o paciente perde a sensibilidade dos membros inferiores e da região inferior do abdome. Os membros ficam dormentes, pesados e sem mobilidade. É muito utilizada em cesarianas e procedimentos ortopédicos de membros inferiores. É aplicada entre a dura mater e a medula, tirando sensibilidade e movimento do paciente;
  • Anestesia Peridural: é indicada na analgesia para o parto normal e nas cirurgias que envolvem tórax e abdome. É aplicada no espaço antes da dura mater e tira a sensibilidade, mas mantém o movimento;
  • Anestesia Caudal: é semelhante à peridural, porém, é utilizada na pediatria.

É onde o paciente vai até um de nossos consultórios especializados para uma consulta medica, ali é coletado todas as informações possíveis referente a sua saúde e condições físicas avaliando sobre as possiblidades e tipos de anestesia para o procedimento a ser realizado, também auxiliando e esclarecendo dúvidas para deixar o paciente o mais tranquilo possível.
Neste dia não é realizado nenhum tipo de teste anestésico.

Porque muitas vezes as informações que possuem não foram esclarecidas quanto aquelas que são divulgadas, por exemplo, acerca de viagens aéreas. Tal como os voos são realizados aos milhares e sem acidentes, também diariamente milhares de Anestesias são administradas em todo o mundo e com toda segurança. Por comparação, pode-se afirmar que, tal como os perigos das viagens aéreas, os riscos da anestesia são bastante reduzidos. Ainda comparado, sabemos que os meios de divulgação ampliam os eventos relativos a um acidente aéreo; do mesmo modo, publicam com alguma sensação os casos em que ocorrem acidentes anestésicos. Assim explica porque muitas pessoas tem medo de viajar de avião, e outras receiam submeter-se a uma anestesia. É por isso que você deve exigir que somente Anestesiologista qualificado faça a sua anestesia.

O Anestesiologista é o guardião de sua vida durante a operação ou exame sob anestesia. Confie nele e na equipe que vai cuidar de você.

Lembre-se de que milhares de pessoas confiam suas vidas aos pilotos e comandantes de aeronaves em viagens aéreas por todo mundo, e da mesma maneira, outras milhares confiam nas equipes cirúrgicas que cuidam delas nas Salas de Operações. A sua confiança é a melhor recompensa para o Anestesiologista.

Atualmente são muito raros os acidentes e complicações de uma anestesia. Com medicamentos, instrumental e técnicas modernas, o Anestesiologista reduz ao máximo os riscos de acidentes anestésicos, mas é claro que eles nunca chegam a zero, uma vez que há fatores de risco, algumas vezes imponderáveis ligados não só a anestesia, como a própria operação, as condições hospitalares, etc. De qualquer maneira, o Anestesiologista, além do conhecimento e da especialização médica, emprega toda a sua perícia e experiência clínica para o sucesso completo da operação a que você está se submetendo. Para maior segurança dos pacientes, os hospitais modernos contam com equipes e equipamentos próprios para emergências e cuidados críticos, o que reduz ainda mais os riscos de acidentes graves incontornáveis.

O médico Anestesiologista ou Anestesista, vigia seu organismo e o mantém funcionando de forma equilibrada, controlando sua pressão arterial, pulso, ritmo cardíaco, respiração, temperatura corporal, relaxamento muscular e outras funções orgânicas importantíssimas para o sucesso da cirurgia. Assim, o Anestesiologista é o verdadeiro guardião da sua vida. Durante e logo após uma operação ou exame sob anestesia.

São médicos que cursam 6 anos de faculdade e se submetem a mais 2 ou 3 anos de especialização em Centros de Ensino e Treinamento (CET), reconhecidos oficialmente pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Ao concluir faz-se uma prova de avaliação a nível nacional e após aprovação são reconhecidos como Especialistas pela SBA, Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional E Medicina. Só após todas estas etapas, são considerados aptos para desempenhar as funções e pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Clique aqui e conheça nosso Corpo Clínico

Orientações

No dia da cirurgia, procure ao chegar no hospital, estar sem joias, sem esmalte nas unhas e sem próteses dentárias. Não esqueça de levar todos os seus exames. Desta forma, estará atendendo às solicitações da administração do hospital.

O jejum pré-operatório é o preparo mais importante para o procedimento cirúrgico, devendo ser rigorosamente seguido, conforme a orientação do médico. O desrespeito ao jejum pode, além de atrasos, causar o cancelamento da cirurgia.

O paciente deve estar com seu estômago vazio a fim de evitar a regurgitação (vômito) e consequente aspiração, uma vez que quando uma pessoa recebe anestesia os seus reflexos ficam diminuídos e ela não consegue expelir substâncias através de uma simples tosse.

Cada tipo de alimento tem um tempo de esvaziamento no estômago. Mas em média, este tempo é de 8 horas.

O Médico Anestesiologista na Consulta Pré Anestésica, vai saber qual o melhor tempo de jejum, quais alimentos você deve evitar, e o que fazer para que você não fique de jejum por tempo prolongado no pré-operatório, garantindo a você uma anestesia segura.

É importante a analise caso a caso para medicações de uso contínuo do paciente. Algumas medicações devem ser suspensas no dia da cirurgia ou até mesmo com certa antecedência, já outras devem ser mantidas e tomadas conforme prescrição, com auxílio de mínima quantidade de água para a deglutição. Verifique sempre com o seu médico qual medicamento deve ser continuado ou suspenso. Esta dúvida também pode e deve ser esclarecida na Consulta Pré Anestésica.

Informe ao médico anestesiologista a utilização, no passado ou no presente, de tais substâncias, bem como suas condições físicas e psicológicas, se possui algum tipo de alergia, assim como seus hábitos, sem ocultar qualquer fato ou elemento.

Interferência na monitorização: Cílios postiços podem interferir na monitorização dos olhos durante procedimentos que exigem a observação das reações oculares. – Desconforto e irritação: O uso de cílios postiços durante a anestesia pode causar desconforto e irritação nos olhos após o procedimento.

Remover os esmaltes e as unhas artificiais, como as feitas de fibra e gel: essa recomendação pode até parecer irrelevante, mas é um cuidado necessário antes de qualquer procedimento cirúrgico. Durante a operação, o anestesista utiliza um oxímetro para monitorar a quantidade de oxigênio circulante no sangue do paciente.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.